terça-feira, 2 de outubro de 2007


A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Tomar do Geru, é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A igreja foi erguida em 1688, pelo padre Luiz Mamiani della Rovere. Na porta existe a inscrição MDCLXXXVIII.
Historiadores da arte afirmam que a igreja de Geru é a mais bela de todas as igrejas missionárias do século XVII fora da cidade da Bahia. O ouro e as figuras barrocas são marcantes.





Placa de tombamento, localizada na parte interna da Igreja.








Existe uma lenda de que quando Tomar do Geru ainda era aldeia e a cidade já estava sendo levada, apareceu a imagem de Nossa Senhora do Socorro dentro de um gravatá no meio da mata, onde hoje é a igreja.
A imagem foi encontrada pelos índios
Kiriris e entregue aos padres jesuítas, que a levaram para onde estava sendo construída a cidade, as casas, a capela e o cemitério. Mas à noite, a imagem teimava em voltar para a mata onde foi encontrada. Na manhã seguinte, a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro era transportada. Foram várias vezes levando e ela voltando, até que os padres decidiram construir uma igreja e lá colocaram a imagem de onde nunca mais saiu.(Cinform municípios)










Altar.




Parte interna da Igreja de Nossa Senhora de Socorro. Registros históricos, como o estudo da professora Beatriz Gois Dantas (ver bibliografia). Mostra que a arquitetura e os elementos internos que compuseram a Igreja, foram modificados várias vezes devido aos processos de reformas.























Igreja de Nossa Senhora do Socorro, erguida em 1688.


















Nenhum comentário: