segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Indicação de fontes sobre a cidade de Tomar do Geru

1- Você poderá encontrar uma das bibliografias básicas sobre o município de Tomar do Geru, na página:
http://www.infonet.com.br/cinformmunicipios/municipio_tomardogeru.htm
Que é uma versão compacta do conteúdo do "Cinform municípios" - História dos municípios,2002. Editada pelo Jornal "Cinform" de Sergipe.


2- Outra fonte muito importante é o trabalho Bernadino José de Souza, intelectual Sergipano que escreveu um livro clássico sobre o carro de bois no Brasil.Logo abaixo, a referência do seu livro:
SOUZA, Bernardino José de. O ciclo do carro de bois no Brasil. São Paulo: Cia.Editora Nacional,1958.

Apesar do livro tratar do Brasil , a cultura e ao uso do carro de bois podem ser compreendidos através da história de Sergipe.
(Ver artigo de Luiz A. Barreto sobre este intelectual sergipano . E ver também o texto-aula do professor Amâncio, História CEFET -SE, baseado no livro de Bernardino. Ambos, em outras postagens)


3- Outro trabalho que não pode deixar de ser lido é o da Professora Beatriz, DCS -UFS:

DANTAS, Beatriz Goís. A Missão indígena do Geru. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Aracaju, n.27, p.65-87, 1978.

Neste livro você encontrará diversos aspectos sobre a formação na vila e cidade de Tomar do Geru, sobre as lutas pelas terras entre os índios Kiriris e portugueses durante a colonização portuguesa, entre outros.


4- SILVA, Clodomir (org). Álbum de Sergipe. São Paulo: Secção de obras de: O Estado de São Paulo, 1920.330p.
Fonte importante que contém informações históricas e geográficas sobre o município de Geru.

5- Um estudo mais recentes sobre os aldeamentos indígenas em Sergipe, se encontra no trabalho de Pedro Abelardo de Santana, em: Aldeamentos indígenas em Sergipe Colonial:subsídios para a investigação de Arqueologia Histórica. Pg 34 a 55.

Neste trabalho ele estudará o processo de luta e sobrevivência indígena em três municípios sergipanos, dentres eles a "vila" de Geru. Ele mostrará a intensa participação do índios de Geru não só pela lutas de suas terras, mas também, como"força" militar nas empreitadas e ataques contra quilombos no Estado.

A dissertação de mestrado pode ser encontrada através do link:

http://cinelandia.ufs.br/tede//tde_arquivos/2/TDE-2004-10-18T13:05:32Z-10/Publico/Pedro%20Abelardo.pdf